sábado, 4 de dezembro de 2010

Eu, ele e a baleia!®


Esse num primeiro momento era para ser o nome do blog. Na verdade ir fazer um blog de poesia que foi uma descoberta recente na minha vida. Mas...


Tudo bem que já tenho uma coluna a Grita Brasil toda quinta-feira no Opinião e Notícia, mas ultimamente a política aqui no nosso Brasil tem se tornado o que era a economia no tempo passado. Cada dia é um susto. E que susto.


O que eu pretendo? Ser uma voz que através das palavras possa fazer alguma diferença. Acredito nisso. Podemos mudar as coisas. Temos que querer. Esse é o primeiro passo. E o decisivo.


Só que enquanto escrevos essas linhas vejo que aqui pode ter também um pouco de poesia. Por que não? A poesia cabe em qualquer lugar. É só deixar ela entrar. E eu vou deixá-la entrar aqui.


Mas então, acordei hoje relativamente cedo o que não é nenhuma novidade, mas também não estou aqui para narrar as desventuras e aventuras de um escritor e seu dia a dia. Pô deve ser chato várias postagens do tipo:


7:52h - Bocejei e resolvi escovar os dentes.


7:54h - Não quis tomar banho e fui tomar café. Comi pão....


Aqui não!! Definitivamente não.


Nem sei agora se o título "Política com Pimenta" seja o mais apropriado, pois vou querer de tudo um pouco, ou de quase tudo um pouco aqui.


Vai ter política, poesia e o que mais couber aqui.


Então, voltando ao "Eu, ele e a baleia". Eu, sou eu mesmo, ele é o Lula e a baleia entrou de gaiata na história. Até porque já tem lula.


Fiquei novamente estarrecido, perplexo, boquiaberto, sem fala quase que paralisado por um gás ou como se tivesse recebido uma descarga elétrica daquelas armas paralisantes.


Mas tudo isso tem um nome: LULA. Ele, sempre ele, alegrando minhas manhãs. Alegrando no sentido não literal da palavra, mas sim no sentido de que ganhei mais uma leva de lenha. Para minha fogueira. Não de vaidades, mas de fogueira mesmo.


Abro o jornal e dou de cara com o Lula de novo falando abobrinhas. Eu já até comentei uma vez sobre esse assunto e quando usei o exemplo do preço de um carro que aqui custa R$ 75 mil e o mesmo custa R$ 32 mil na terra do Obama o povo que defende Lula de qualquer coisa caiu de pau em cima de mim. Será que sou um gato?


Lula repetiu o mesmo discurso dizendo que um país onde a carga tributária é menor que 10% e hoje ele já mudou para 9%, não é Estado. Não existe.


Então Lula acaba de decretar o novo mapa-mundi. E já posso imaginar os estudantes perguntando para o professor de geografia o que seria aquele pontinho preto perto por exemplo da Holanda? E o mestre na mesma hora responde que é apenas um fandagos queimado pela ação do sol.


Talvez esse mesmo sol tenha trabalhado para fritar os (poucos) miolos que Lula tem, ou dizem que ele tem. Mas tenho que dar o braço e vou dar só um, a torçer. Lula tem alguma coisa na cabeça que ele usa bem a seu favor. Diria até que ele é um mago. Ele realmente conseguiu nesses oito anos de governo enfeitiçar uma parte da população do Brasil e alguns políticos do mundo. A fórmula para isso? Sei não. Deu certo com ele. Pois por mais mancadas, asneiras e discursos e falas que ele tenha feito, ele é adorado e idolatrado. Salve, salve. Mas que salvem essas pessoas.


Juro que não entendo e nem um divã muito bem trabalhdo consiga me fazer entender. Lula é um fenômeno (??), pelo menos ele se intitula um e várias pessoas também. Eu? Bem eu faço parte do outro grupo. O grupo que ataca sem motivo, que arruma assunto para falar mal, do grupo que tenta a oito anos dar um golpe no governo. Até porque o mensalão segundo Lula não existe. Nunca existiu. Assim como Severino Cavalcanti é gente boa e Sarney é na definição de Lula não comum. É para Lula, Sarney, é incomum. É uma pessoa diferente, especial e que merece tudo de bom. Ah, tá!


E é assim a política. Hoje a pessoa é sua pior inimiga, uma cobra coral. Amanhã é sua amiga de infância e uma flor com o mais delicioso perfume.


Pimenta? Só se for com chocolate. Assim é bom. Mas quando ela vira refresco nos olhos dos outros, alguma coisa está errada. E é com você que vê assim.


E voltando para a baleia... Salvem elas então.


Fui, mas eu volto!


6 comentários:

  1. Schamis, parabéns. O texto está gostoso de ler. Você não deve e não pode abandonar isso que vc tem: talento. Adoro seu jeito de escrever.

    Você consegue mesclar humor, coisa séria, poesia tudo junto.

    Vou adorar te ler por aqui também.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Schamis, parabéns. Adorei. Mais coisa para ler, mas será com certeza uma leitura muito prazerosa.

    Você não para mesmo. Queria ter esse pique.

    Adorei o texto divertido e com todos os ingredientes que só você sabe a dosagem certa.

    Amei.

    ResponderExcluir
  3. Raphael Faucz disse...

    Querido amigo, não me surpreendo mais com o seu talento para escrever,mais uma vez você está de Parabéns!!!!!
    Adorei o texto, o que não é nenhuma novidade....fico muito feliz de ser sua amiga e poder compartilhar desse seu talento nato,sempre em primeira mão,quando recebo seus textos ainda quentinhos.
    Acho que você deve continuar pensando em ter um blog de poesias,vou adorar poder ler sempre suas lindas poesias.......
    O meu carinho para meu melhor e mais talentoso amigo.....continue assim.
    Adorei também o nome do blog,bastante sugestivo.
    4 de dezembro de 2010 10:40

    ResponderExcluir
  4. Oi Schamis parabéns mais uma vez. Adorei o texto e o nome do blog é sua cara.

    Pode deixar que apareço e divulgo.

    Vai ter poesia também?

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Schamis,

    Parabéns, bem vindo aos blogs,belo texto com leve toque de humor ri, ri com o texto.. principalmente em "ele é o Lula e a baleia entrou de gaiata na história. Até porque já tem lula".

    Abraços,

    Marcos Maher

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Claudio. Adorei seu texto, voce tem um jeito muito especial de dizer as coisas. Gosto muito.
    Só não desista do blog de poesias, o mundo precisa de pessoas romanticas e sensíveis como voce.
    Um super beijo

    ResponderExcluir