segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Não estamos prontos!


Domingo é dia de ir no parque como cantou Gil, mas também é dia de futebol e de comer uma pizza. Ontem eu não fui ao parque nem a nenhum estádio de futebol, mas fui comer pizza com amigos viciados em livros.

E mais uma vez constatamos que não estamos prontos para receber nenhum grande evento aqui em nossa cidade "maravilhosa". Já começo a achar que a música foi criada por algum marketeiro. Não é possível.

Em abril desse ano, uma chuva arrasou e parou a cidade do Rio de Janeiro. Centenas de mortos, desabrigados e promessas.

E dezembro se apresentou, bateu à porta e deixamos que ele entrasse. Afinal o tempo não para. E o que mudou? Nada. Absolutamente nada.

Uma chuva no final do dia castigou o Rio de Janeiro e alagou diversas ruas da cidade. Ruas já conhecidas de todos e mesmo depois da lição de abril, essas mesmas ruas continuaram a alagar da mesma maneira como se fosse a primeira vez.

Eu mesmo fiquei ilhado na pizzaria com alguns amigos. E pelo twitter recebíamos relatos de ruas alagadas, de avisos para não sair e permanecer onde se estivesse. Na rua carros na contramão tentavam escapar das águas, de ruas intranspassáveis e com isso achar um porto seguro.

E por que as ruas alagam? Culpa do estado? da prefeitura? Em termos. Vejo que bueiros são limpos todos os dias, mas vejo também que a população não contribui e continua desavisadamente a jogar lixo no chão. E ainda não vi nenhuma campanha de conscientização. Ouvi que iam começar num primeiro momento a alertar e notificar os porcos de plantão e num segundo momento iam começar a mutar. Mas e aí? Quantas mais enchenetes teremos que passar para alugma coisa mudar?

Outro ponto crucial para quem vai sediar uma Copa do Mundo: flanelinhas e cambistas no entorno do estádio. A polícia vai tentar combater isso somente na Copa? Por que isso? Não merecemos nos ver livre dessa gente?

Isso tudo é triste e extremamente irritante vendo que será preciso muito mais do que nosso querer. Será preciso que nós façamos alguma coisa. Está na hora de começar a cobrar.
O caos voltou a nos visitar ontem. Acho que chega né?

Fui, mas eu volto!


3 comentários:

  1. Schamis, você tem toda a razão. Não estamos preparados. Queria que alguém ligado a comissão da copa ou dos jogos começasse a fazer um movimento para tira-la do brasil. não merecemos!!

    ResponderExcluir
  2. Enquanto se gasta um valor absurdo na construção de estádios e reformas, o povo que trabalha, que paga seus impostos,( e bem pago por sinal) continua esquecido, sem moradia, comida e condição mínima de sobrevivência, e mesmo que tenha para onde voltar no fim do dia, é impedido ora pelos bandidos, ora pela enchente, ora pela policia e por aí vai. Até quando esperar?
    Quando é que o governo vai parar de fazer bonito pros outros e pensar mais no povo e nas suas necessidades reais?

    ResponderExcluir
  3. não tem muito tempo o Maracanã passou por reformas, ao que me consta já pensando na Copa, por que tudo isso de novo? O lixo, os flanelinhas e tudo mais vem a reboque de uma coisa básica chamada educação, enquanto o foco não for esse, lamento, mas vamos continuar nessa vidinha, sem educação o povo não conhece seus direitos, não sabe fazer direito e tão pouco exigir os seus direitos.

    ResponderExcluir