sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Coisas que realmente eu não consigo entender!


Voltando hoje do trabalho de metrô fiquei me questionando sobre cinco situações inusitadas, aliás bem inusitadas. Ou será que eu estou viajando sem saber e já de tão corriqueiras resolvi mesmo que inconscientemente apelar para o inusitado ato de negar? E logo eu! Muito filosófico isso né?

A verdade verdadeira é que vou ter que concordar com uma frase que li num livro e que foi dita por um estudante de medicina angolano, filho de uma economista e de um funcionário de uma multifuncional, que definiu a falta de gentileza tanto em Angola quanto aqui assim: "Acho que o mundo está de patas para o ar".

E eu iria mais além. Não é só gentileza que anda faltando. Andam faltando muitas coisas: respeito, valorização da vida, carinho, amor, atenção, e a lista é interminável. Falta de tudo um pouco!

Mas então, vamos voltar para as (outras) coisas que não consigo entender.

Essa semana assisti a uma reportagem que professores de algumas escolas públicas estariam promovendo o preconceito com alunos especiais, e se recusando a tê-los em sala de aula. Quem é essa criatura que se diz professor e que tem uma conduta de um animal? Teria outra definição para isso? Esses alunos especiais tem o mesmo direito de estudar que qualquer outra criança. E o mais engraçado é que a diretora de um desses colégios se recusou a dar qualquer declaração. Alô Secretária de Educação! Alô ministro da educação! Não podemos permitir isso hoje, nem ontem e muito menos amanhã. Que tipo de professor é esse? Este deveria ter seu diploma cassado e deveria escolher outra profissão. Que profissão? Não saberia responder!

Não sei responder o que leva um cidadão (???) ou seria outro animal a jogar lixo dentro do metrô. A cena é surreal. Aconteceu ontém. Vi o cidadão, ou melhor, o animal, em pé com um saco de Skiny e uma lata de coca-cola na mão, comendo igual um animal. Boca aberta e fazendo um grunido. Aquilo só podia ser um grunido. O vagão em que estávamos esvaziou um pouco e sentamos um em frente ao outro. Eis que ele acabou de beber sua coca-cola e imediatamente colocou a lata no chão. Até ai tudo (meio) bem. Minutos depois ele pula um banco e deixa no chão a lata. Continua a comer como um porco (coitados deles porcos), alguns skinys caem no chão e ele tá nem ai. E ele então acaba de comer e com isso meu coração acelera de emoção achando que ele irá aproveitar o saco plástico em sua mão e resgatará a lata que está solitária no chão do metrô. Mas não. Ele fecha a sacola plástica e quando acho que ele vai apanhar a lata, ele então joga a sacola no chão ao lado da lata, levanta, o metrô para, as portas (da esperança?) se abrem e ele sai e segue seu caminho sem nem olha pra trás. É impiedoso. Cruel. Um animal que abandona o próprio lixo é digno de pena. Só me restou então recolher o lixo deixado no chão e dar a ele seu destino certo: o lixo.

E lixo é a segurança nos bancos. Ontem assistindo ao noticiário da manhã vi que agora ficou oficial. Eu sou perigoso e ando armado. Praticamente todas as vezes que tento entrar em algum banco a porta trava comigo. Não tem jeito. E lá vem o segurança pedir que esvazie os bolsos da calça, que tire chave, celular, moedas, a camisa, a calça, a cueca precisa? A foto da namorada não né? Mas e se ela tiver de aparelho ortodóntico? O que mais me revolta nisso tudo é que num assalto a uma agência aqui no RJ as imagens do circuito interno mostram claramente todos os marginais entrando no banco com mochilas e armas escondidas e a porta não travou uma vez sequer! erá sorte de principiante? Tipo é a primeira vez que venho assaltar esse banco! Ou o que??? Não, não pode ser. Pelas imagens é nítido que alguma coisa acontece, pois logo depois um dos seguranças é alertado por um cliente e então começa um tiroteiro, e então os clientes no desespero tentavam sair da agência, mas ai não é que a porta travou? Será azar do cliente? Ou o que?

Ou o que ou quem poderá justificar o TSE ter concedido liminar que autorizou Paulo Maluf a ser diplomado deputado! Como pode isso? É o Paulo. Aquele mesmo!! Mas fazer o que né? Um deputado que teve depois de tudo e apesar de tudo do seu passado 497 mil votos...

E falar em voto, parabéns a todos vocês que elegeram esses deputados, senadores que se deram de natal um aumento de até 149% e que custarão até R$ 2 milhões por ano. Mas não se iluda. É cada um deles. Você consegue dormir com tudo isso? Com todas essas questões? Pois eu não!

Bons sonhos para você que não se afeta com nada disso.

Fui, mas eu volto!

7 comentários:

  1. Pois que, ao menos as baleias, se salvem, tchê! Estou lendo teu post e pensando, cá comigo, o quanto somos minoria, neste país. Minoria, sim, nós, os que, além de enxergar ao menos um palmo adiante do nariz, também nos revoltamos com o que vemos. Veja, eu, particularmente, não sou exemplo pra ninguém, mas penso que algumas coisas são básicas e tenho orgulho de observá-las, na minha vida particular. Jogar lixo no chão, em pleno Século XXI (as cabecinhas dos nossos irmãos, os outros brasileiros, devem ter parado n'algum século distante, tipo V, eu acho), é, no mínimo, um crime! Votar no cara errado também deveria ser, ainda mais quando esse cara tem uma extensa lista de "antecedentes" (criminais?), ou que não saiba dizer mais nada, além de "Crementina de Jesus, não sei se tu me amas, pra que tu me seduz?". Ao invés de ser engraçado, isso me irrita profundamente. Somos, decididamente, uns caras de pau, de dar medo...
    Quanto ao caso das professoras,não direi um AI pra defender minha classe, justamente pq sei, e me pergunto todo santo dia, como é que se permite que alguns TIPOS (pra não dizer outra coisa), estejam em sala de aula, atuando, e fazendo intermináveis discursos sobre o quanto são bons no que fazem, enquanto torturam nossas crianças. Sabe, Claudio, sou muito criticada por dizer pra quem quiser ouvir (e pra quem não quiser tb), que sou contra a obrigatoriedade de frequência à escola. Mas é que sei o quanto nossas crianças, especiais ou não, sofrem os mais diversos tipos de torturas, declaradas ou veladas, descobertas, ou jamais suspeitas. E isso acaba comigo, como profissional, como pessoa e como mãe.
    Sinceramente? Não acredito que tenhamos solução. E essa falta de crença fica a cada dia mais forte. Não temos solução. Infelizmente. Infelizmente.

    Beijos (tristemente).

    ResponderExcluir
  2. Caramba...você tocou em pontos importantes e corriqueiros em nossas vidas. A falta de gentileza, educação, cidadania no metrô é algo explícito. Existem aqueles engraçadinhos que também levam seus Iphones, ou similares para dentro do metro com a música (ou expressão sonora) para que todos possam ouvir. Um desconforto. Se ainda fosse Mozart, Bach...não incomodaria tanto!
    Outra situação é a de se jogar lixo no chão! Isso para mim é um absurdo. No chão é lixo para todo lado e tenho raiva quando vejo alguém se fazendo de desentendido porque não consegue segurar os restos na mão até a lixeira mais próxima (100 mts). Ah... aumento dos deputados?...Fala sério...Tiriricas, Malufs e afins. Revoltante...preconceito, falta de didática. Adorei seu texto. Agora vou ficar aqui remoendo e questionando sobre as pernas do mundo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Lendo seu texto só me vem um culpado para tudo isso: a má educação.
    Começando pela educação do lar, da escolar e da vida. Essa criatura que não sei definir, o famoso "Sugismundo" não teve orientação nem em casa e nem na escola,não aprendeu o significado da palavra gentileza, respeito, tolerância, pois com certeza estava decorando tabuadas entre outras coisas.Infelizmente há professores que mais deseducam do que ensinam, se esquecem de que eles tem o poder de "matar" qualquer sonho dos alunos.
    Como esse ser vai se tornar um cidadão? Como irá eleger seus governantes com sabedoria?
    Prefiro continuar sendo chamada de sonhadora, de sentimentalista,e outros nomes não tão bonitos, mas continuarei no papel do beija-flor, fazendo minha parte para conter "o incêndio da floresta".
    Mas sei que não estou sozinha.

    ResponderExcluir
  5. Vocifero a pessoas racistas de qualquer tipo. Seja na rua, na política, no trabalho. Por isso me torno uma politicamente incorreta para muitos olhos. Não o tomo neste sentido. O meu espaço termina onde começa o seu? Depende. LIBERDADE SEM LIBERTINAGEM. Estão aí duas palavras que deveríamos utilizá-las. Necessitamos de liberdade para correr atrás de nossos direitos. Temos que exercer este poder. Calar-se nunca.
    Esta é a primeira vez que me declaro num post do Claudio. Por que? Porque o não o subestimo jamais. Existem belas palavras neste homem. Mostra-me neste que pode ser neutro e contestar sem a prática de levantar bandeiras apenas declarando sua indignação a pessoas que exercem racismo seja em qual área for. Ou no caso do Sr. Do metro inconsequente em utilizar de um espaço publico como sua lixeira pessoal. Vivemos num mundo de informações rápidas e mastigadas e infelizmente as pessoas estão desacostumadas a interpretação de fatos jornalísticos embasados em história e isso prega peça em vários leigos.
    Enfim. AMEI O TEXTO. O homem das belas palavras conseguiu me atingir sendo APIMENTADO com um toque de sensatez e discernimento. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Amigo deixe-me dizê-lo, os professores são o lado mais fraco e desamparado da estória toda, estão sendo espancados e mortos dentro de sala de aula,
    - falando de forma genérica, porque o problema é mais sério ainda. Compreende que a norma da falta de educação expressa na frase angolana, é covardia? professor fez covardia com aluno especial, covardia por todos os lados, por tanto é tão importante nunca expor uma falha ou fraqueza, nem suposta, nestes dias sombrios...
    (pelas minhas contas desde a epidemia de aids
    no Brasil em 1985, mas existem outras contas, que a treva é do kali yuga e durará milhares de anos, e que mesmo no kali yuga existem períodos mais sombrios que outros, e que este durará até quase o final deste século, mas também nisso
    continuo muito ignorante)...
    no facebook como Beto Moreira.

    ResponderExcluir
  7. Este país não é sério, meu caro... Já dizia meu avô. Essa do sr. Maluf é fogo. Não sei se pior que a do Tiririca.
    Parabéns pelo blog, meu caro. Agora, como me afastei do Multiply, posso lê-lo por aqui.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir