terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Balanço Geral!®


Hoje resolvi que não ia ler meu horóscopo. Aliás, tem tempo que não leio. E pra que? Horóscopo é aquela coisa, só vale mesmo quando ele diz coisas boas: aquela promoção que você sempre sonhou está perto de acontecer, ou que aquela viagem planejada está pra chegar. Se for algo diferente, é o maior besteirol do século. Mas há quem não sai de casa sem dar uma espiadinha.

Então passei batido também pelo caderno de esportes e dei de cara com o Lula. Ai parei geral. Meu mundo caiu. E vejo Lula, logo ele, o "homem do povo" no que poderá ser uma de suas últimas entrevistas - faltam 3 dias!!! \o/ - se dizendo contrário a um aumento maior do salário mínimo.

Como assim?
Logo ele que já esteve do outro lado da moeda? Que sofreu na pele como metalúrgico vendo a inflação comer seu salário e vendo o governo nem aí para um aumento que repusesse a perda salarial devorada pela inflação. Tudo bem que hoje a situação é de certa calmaria. A inflação está em patamares razoáveis e aparentemente controlada como nunca esteve. Mas temos vários itens aumentando: alimentação, luz, IPTU, IPVA.

E o salário? Bem meu povo querido vocês tem que entender que o momento é de sacrifícios. Nosso orçamento está muito justo e o aumento para vocês que me amam, que me elegeram duas vezes, que elegeram minha candidata, Dilma, e que me apoiaram e acreditaram em mim durante esses oito anos, e juntos estiveram comigo em todos os escândalos, tem que ser mínimo. É claro que ainda estamos vendo, estudando, fazendo nossas contas, mas não deve passar de 5% ou 5 vírgula alguma coisa. É o que posso pedir. Não liguem para esse aumento merecido que o Congresso se deu. Afinal eles merecem. Eles trabalham pra vocês, eles defendem sempre o interesse de vocês, claro que depois de defender o deles, mas é assim que o sistema funciona. A vida é bela. A vida é assim. Vocês devem vislumbrar o futuro e saber que lá na frente quando o neto de vocês perguntar, vocês poderão dizer que foram vocês que se sacrificaram por um mundo melhor.

Não é o mundo cor de rosa que muitos pintam por ai. É o mundo real. Em preto e branco. Que é o mundo onde vivo. Podem estar certos disso.

Assim como podem estar certos que esse aumento de para alguns parlamentares de 69% e para outros até mais de 100% já estava planejado. É claro. Não damos murro em ponta de faca. Nós enfiamos a faca. E esse aumento dessa magnitude vai com certeza refletir no rendimento deles. Vocês podem estar certos de que eles irão começar o ano cheios de gás. Um exemplo é o deputado Tiririca que nem bem chegou ao Congresso e já recebeu um senhor aumento. Isso é para deixar qualquer um hiper-super-empolgado. Uhuuuu!!

Quem não está fazendo Uhuuu! são os sindicalistas que estão sendo criticados logo por quem, por ele Lula. Eles que se entendam!

Não vou me meter nessa briga. Só acho que os trabalhadores estão muito pacíficos. Os jovens fizeram lá sua manifestação, pintaram as caras e ai? Precisamos de mais barulho. De mais movimento.

Não do mesmo movimento que Lula tem feito nos últimos dias de trabalho que é arrumar o que fazer. Talvez seja por isso que ele tem conseguido inaugurar obras que não acabaram. Será que é uma nova profissão surgindo e Lula já está empregado?

Pode ser! Nunca vi inaugurar tanta coisa inacabada como ele. Ele realmente quer entrar para a história como o presidente que mais tudo: mais viajou de avião, mais escândalos teve, mais inaugurou obras, mais falou me**da, mais gafes deu, mais não investiu tanto em cultura, na saúde. E que apesar disso tudo é o mais mais do pedaço. Vai entender!

E Lula é bom, tenho que dizer, no quesito principal: encantar as pessoas. Mágica, hipinose, eu se lá. Mas apesar de tudo as pessoas o amam como um mito. Lula é um mito.

E como tal não poderia em seu último discurso não dar uma de malandro e dizer coisas que o mais insensível dos homens é capaz até de chorar. Lula é esperto. E pegando carona no discurso de Getúlio Vargas e de Jânio Quadros disse: "Minha felicidade estará sempre ligada à felicidade do meu povo. Onde houver um brasileiro sofrendo, quero estar espiritualmente ao seu lado (por favor só não me convidem para nada, melhor eu lá de longe, vamos deixar só no plano espiritual mesmo). Onde houver uma mãe e um pai com desesperança, quero que minha lembrança lhes traga um pouco de conforto. (desde quando só uma lembrança pode trazer conforto! Fala sério!) Onde houver um jovem que queira sonhar grande, peço-lhe que olhe a minha história e veja que na vida nada é impossível. (ah tá! quero ter um caso com Gisele Büdchen, e aí? ) Vivi no coração do povo e nele quero continuar vivendo até o último dos meus dias". (Cara, esse "cara" não é fofo demais???).

E mais fofo ainda é ele declarar que agora 'sai do governo para viver a vida das ruas'. Então tá! É pagar pra ver.

Fui, mas eu volto!

2 comentários:

  1. Tsc,tsc... não sei porque cargas d'água resolveste pegar no pé deste queridíssimo presidente, cuja história do Brasil nunca antes teve. "Nunca antes", aliás, é uma expressão nunca antes tão usada, reparaste? E deve ser alguma espécie de mantra sagrado dos correligionários, já que o prefeito da minha cidade, do mesmo partido daquele, anda repetindo esse mantra. E, aqui, meu caro, nunca antes houve tanta esculhambação. MISERICÓRDIA! Mas voltemos ao senhor presidente atual, na contagem regressiva do poder. Voltar pra que povo? Com uma aposentadoria astronômica e direitos de ex-presidente-da-repúblcia-dos-estados-unidos-do-Brasil. TE METE! O povo que eu conheço não tem mordomias, não! O que ele conhece... vai saber... decerto come salmão no café da manhã, servido por um mordomo uniformizado. TE METE!Mas fala sério, Schamis, ele merece. Nunca antes, na história deste país, houve um cara tão cara de pau e que conseguiu a proeza de, apesar de ser um baita safado, ainda ser amado pelo que ele chama de "meu povo". Burros somos nós, Schamis, burros somos nós...

    Beijos, meu querido.

    ResponderExcluir
  2. Schamis, adorei seu toque de humor como sempre. Acho que 2011 promete. Veja se descansa um dia e volte com a corda toda.

    Feliz 2011

    ResponderExcluir