terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lula, o câncer, o SUS e outras coisitas mais!

Eu tava me segurando para não falar nada. Mas não aguentei. Depois que vi milhares de postagens no Face, comentários aqui, comentários acolá, achei que deveria romper o meu silêncio. 

Tenho certeza de que se comentarem muitos vão dizer que eu deveria ter ficado é calado, por outro lado, alguns vão dizer que eu já deveria é ter falado algo há muito tempo. No final das contas vai dar empate. Será?

É sempre complicado falar algo quando o nome do Lula está envolvido. Os que o amam, vão atacar com pedras, paus e palavras aqueles que fazem alguma crítica dizendo que são eles que não conseguem enxergar a grandiosidade da coisa. E tem os que não gostam muito que vão ficar no meio termo, criticando aqui, elogiando ali, e ainda temos o time dos que não gostam nada e vão realmente criticá-lo. 

Certo e errado. Preto e branco.  

A verdade é que os defensores do Lula por alguns argumentos parecem que usam antolhos e não conseguem ver que nem tudo são flores. É sempre algo assim: 'Descoberto o mensalão no governo Lula..." , 'Mas qual o problema? Tô ganhando meu Bolsa Família, deixa roubar um pouco'. Tipo nenhum desses escândalos que horrorizaram as páginas de nossos jornais abalou essas pessoas. Elas sempre vinham e diziam, mas Lula fez isso de bom, Lula melhorou isso aqui. 

Enfim... situação complicada. 

Meu pai faleceu de câncer, então antes que digam que eu não sei o que é essa maldita doença, eu digo que sei e só eu e minha família sabemos como é sofrível. E antes que alguém fale, sim, tínhamos plano de saúde e ele foi tratado pelos melhores médicos e nos melhores hospitais. 

Aí entra a questão: E se não tivéssemos plano de saúde e dependêssemos do atendimento do SUS? Será que meu pai teria tido a sobrevida que teve? Ou será que até morresse na fila esperando para fazer a próxima sessão de quimioterapia por falta de medicamento, médico, leito? 

As pessoas que estão criticando o que chamam de campanha maldosa e ardilosa "Lula vai se tratar no SUS" e acham um absurdo se brincar com a saúde do ex-presidente Lula, não estão percebendo o apelo que tem por trás disso. Sim apelo. E deu certo, pois se é o Seu Zé pipoqueiro da esquina, será que alguém ia ver alguma maldade em mandar ele pra fila do SUS?

Aproveitou-se de um momento de delicado de uma pessoa que deixou o governo com mais de 80% de aprovação para se fazer uma campanha de salvação da nossa Saúde, que deveria virar caso de polícia. Nada mais. É como se Lula fosse o garoto propaganda de uma campanha pela melhoria do atendimento de quem não tem plano de saúde e de quem faz parte do tal povo por quem Lula disse sempre lutar. Ninguém está querendo que Lula morra. Estamos todos torcendo pelo sucesso do tratamento, mas e se...

E se Lula tivesse que ser tratado no SUS? Aí entraria outra questão: Será que Lula mesmo sendo tratado no SUS teria o mesmo tratamento que o Seu Zé pipoqueiro da esquina? Ou Lula seria prioridade por ser ex-presidente e por seu o Lula?

A revolta de quem não gostou da campanha é a mesma revolta de quem depende do SUS, pois se o SUS não é lugar pro Lula se tratar, por que é para os outros?

Salvem a saúde!



8 comentários:

  1. Excelente postagem! Já deveria ter escrito antes! Totalmente de acordo com vc!

    ResponderExcluir
  2. Cláudio, você traduziu em poucas palavras tudo o que sentimos. Sejamos nós os indignados ou os partidaristas. Como você relatou em seu cometário. Este é um apelo, é um GRITO... pois sabemos muito bem, que o ex presidente seria tratado com toda pompa e circunstância; pois apesar de brasileiros não somos totalmente tolos. É o grito de um povo cansado de promessas e de ver tantos entes queridos ou mesmo um desconhecido morrer na fila do SUS, ora por falta d eleito, oura por falta de medicamento ou médico. Esta é uma realidade vertente e este talvez seja o momento do povo reivindicar por melhorias na Saúde, pois esta anda mais que doente!

    ResponderExcluir
  3. Cláudio,perdão, mas não acredito MESMO que vc pense que usar a figura do Lula , o homem que está com câncer,é uma boa oportunidade para criticar o SUS. Só para lembrar; o povo não é burro e sabe muito bem qu um ex presidente não iria usar um leito público quando já não os há suficientes para quem não tem outra alternativa. O SUS é deficitário? As verbas para a saúde pública são empregadas de forma desastrosa? Sim. Mas não será assim que vai mudar. É o mesmo que mandar o garotão de Ipanema ir surfar no piscinão de Ramos.. A argumentação precisa ser pertinente e verossímel se pretende provocar mudanças.

    ResponderExcluir
  4. Ana Gabriela Avon Rodrigues2 de novembro de 2011 às 09:28

    Quem sucateou a saúde pública foi o governo do FHC pra enriquecer os planos de sáude. E mesmo se , por acaso, fosse o LULA , o ÚNICO responsável pela situação do SUS , mesmo assim , no meu dicionário existe uma palavra chamada COMPAIXÃO . Não vi um só "FDP humorista" ( como gostam de julgar )fazer gracinha com a doença do Lula , mas tive que ver gente que admirava fazer gracinha no facebook. Ah e só pra que fique bem claro : Minha mãe morreu no Souza Guiar por infecção hospitalar , depois de ficar internada 30 dias e me deixou um irmão com problemas mentais pra criar . Quem devia estar protestando era eu , não acha ?

    ResponderExcluir
  5. Claudio, a saúde está doente há muito tempo e não foi o Lula quem sucateou a saúde. Pelo contrário, no governo dele hoje as pessoas tem acesso a remedios de graça. Há muito pouco tempo atrás o cidadão ia ao posto de saúde ou ao SUS seja lá o nome que queiram dar, era atendido pelo médico mas não tinha dinheiro pra comprar os remédios, ou seja, o cidadão nadava, nadava e morria na praia pq ir ao médico e não tomar o remédio prescrito é o mesmo que não ir. Mas se o Lula ou qualquer pessoa de influência que vá se tratar no SUS e conhecer pessoas influentes vão ser bem tratadas também. Conheço pessoas que tem possibilidade de pagar plano de saúde e não pagam pq não querem mas na hora que ficam doentes apelam para os amigos da saúde pública e tem o atendimento diferenciado, aquele que estamos pleiteando.

    ResponderExcluir
  6. Recentemente vimos a imprensa noticiando médicos que deixam de cumprir seus expedientes no SUS para atender em seus consultórios particulares. Por que o povo não tem coragem de reclamar? Nem por isso caem de pau encima do médico, não denunciam quando ele leva os instrumentos e material do SUS para seus consultórios ... enfim, é muita hipocrisia junto. É muito fácil apontar o outro, o difícil é tomarmos posição diante dos fatos reais. Deixa o Lula se cuidar onde ele puder ... deixa o cavalo do homem andar.

    ResponderExcluir
  7. Faço tratamento pelo SUS em um dos melhores hospitais públicos de São Paulo - tenho ciência que sou a excessão e não a regra.
    Não é de hoje que a "saúde" em todo o Brasil, anda muito "doente". Não adianta fazer piadas ou mandar um ex-presidente se tratar no SUS - sem falar na perda de tempo: se tratado no SUS, Lula jamais esperaria em qualquer fila. Fazer da doença dele uma campanha para melhorar a saúde pública também não ajuda nada. Infelizmente, hospitais públicos continuarão lotados, alguns médicos (mas principalmente os politícos) continuarão priorizando seus bolsos e quem pode não vai deixar de ter melhor tratamento só porque o outro não pode.
    Espero que um dia essa situação mude em nosso país.
    Ainda assim, bom ponto de vista, Schamis.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. ESSE PESSOAL ACIMA, DEVEM SER LULISTAS!! O PAO D'AGUA LULUCACHACA, SO FEZ MERDA !!

    ResponderExcluir