Eu tava me segurando para não falar nada. Mas não aguentei. Depois que vi milhares de postagens no Face, comentários aqui, comentários acolá, achei que deveria romper o meu silêncio.
Tenho certeza de que se comentarem muitos vão dizer que eu deveria ter ficado é calado, por outro lado, alguns vão dizer que eu já deveria é ter falado algo há muito tempo. No final das contas vai dar empate. Será?
É sempre complicado falar algo quando o nome do Lula está envolvido. Os que o amam, vão atacar com pedras, paus e palavras aqueles que fazem alguma crítica dizendo que são eles que não conseguem enxergar a grandiosidade da coisa. E tem os que não gostam muito que vão ficar no meio termo, criticando aqui, elogiando ali, e ainda temos o time dos que não gostam nada e vão realmente criticá-lo.
Certo e errado. Preto e branco.
A verdade é que os defensores do Lula por alguns argumentos parecem que usam antolhos e não conseguem ver que nem tudo são flores. É sempre algo assim: 'Descoberto o mensalão no governo Lula..." , 'Mas qual o problema? Tô ganhando meu Bolsa Família, deixa roubar um pouco'. Tipo nenhum desses escândalos que horrorizaram as páginas de nossos jornais abalou essas pessoas. Elas sempre vinham e diziam, mas Lula fez isso de bom, Lula melhorou isso aqui.
Enfim... situação complicada.
Meu pai faleceu de câncer, então antes que digam que eu não sei o que é essa maldita doença, eu digo que sei e só eu e minha família sabemos como é sofrível. E antes que alguém fale, sim, tínhamos plano de saúde e ele foi tratado pelos melhores médicos e nos melhores hospitais.
Aí entra a questão: E se não tivéssemos plano de saúde e dependêssemos do atendimento do SUS? Será que meu pai teria tido a sobrevida que teve? Ou será que até morresse na fila esperando para fazer a próxima sessão de quimioterapia por falta de medicamento, médico, leito?
As pessoas que estão criticando o que chamam de campanha maldosa e ardilosa "Lula vai se tratar no SUS" e acham um absurdo se brincar com a saúde do ex-presidente Lula, não estão percebendo o apelo que tem por trás disso. Sim apelo. E deu certo, pois se é o Seu Zé pipoqueiro da esquina, será que alguém ia ver alguma maldade em mandar ele pra fila do SUS?
Aproveitou-se de um momento de delicado de uma pessoa que deixou o governo com mais de 80% de aprovação para se fazer uma campanha de salvação da nossa Saúde, que deveria virar caso de polícia. Nada mais. É como se Lula fosse o garoto propaganda de uma campanha pela melhoria do atendimento de quem não tem plano de saúde e de quem faz parte do tal povo por quem Lula disse sempre lutar. Ninguém está querendo que Lula morra. Estamos todos torcendo pelo sucesso do tratamento, mas e se...
E se Lula tivesse que ser tratado no SUS? Aí entraria outra questão: Será que Lula mesmo sendo tratado no SUS teria o mesmo tratamento que o Seu Zé pipoqueiro da esquina? Ou Lula seria prioridade por ser ex-presidente e por seu o Lula?
A revolta de quem não gostou da campanha é a mesma revolta de quem depende do SUS, pois se o SUS não é lugar pro Lula se tratar, por que é para os outros?
Salvem a saúde!