terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lula, o câncer, o SUS e outras coisitas mais!

Eu tava me segurando para não falar nada. Mas não aguentei. Depois que vi milhares de postagens no Face, comentários aqui, comentários acolá, achei que deveria romper o meu silêncio. 

Tenho certeza de que se comentarem muitos vão dizer que eu deveria ter ficado é calado, por outro lado, alguns vão dizer que eu já deveria é ter falado algo há muito tempo. No final das contas vai dar empate. Será?

É sempre complicado falar algo quando o nome do Lula está envolvido. Os que o amam, vão atacar com pedras, paus e palavras aqueles que fazem alguma crítica dizendo que são eles que não conseguem enxergar a grandiosidade da coisa. E tem os que não gostam muito que vão ficar no meio termo, criticando aqui, elogiando ali, e ainda temos o time dos que não gostam nada e vão realmente criticá-lo. 

Certo e errado. Preto e branco.  

A verdade é que os defensores do Lula por alguns argumentos parecem que usam antolhos e não conseguem ver que nem tudo são flores. É sempre algo assim: 'Descoberto o mensalão no governo Lula..." , 'Mas qual o problema? Tô ganhando meu Bolsa Família, deixa roubar um pouco'. Tipo nenhum desses escândalos que horrorizaram as páginas de nossos jornais abalou essas pessoas. Elas sempre vinham e diziam, mas Lula fez isso de bom, Lula melhorou isso aqui. 

Enfim... situação complicada. 

Meu pai faleceu de câncer, então antes que digam que eu não sei o que é essa maldita doença, eu digo que sei e só eu e minha família sabemos como é sofrível. E antes que alguém fale, sim, tínhamos plano de saúde e ele foi tratado pelos melhores médicos e nos melhores hospitais. 

Aí entra a questão: E se não tivéssemos plano de saúde e dependêssemos do atendimento do SUS? Será que meu pai teria tido a sobrevida que teve? Ou será que até morresse na fila esperando para fazer a próxima sessão de quimioterapia por falta de medicamento, médico, leito? 

As pessoas que estão criticando o que chamam de campanha maldosa e ardilosa "Lula vai se tratar no SUS" e acham um absurdo se brincar com a saúde do ex-presidente Lula, não estão percebendo o apelo que tem por trás disso. Sim apelo. E deu certo, pois se é o Seu Zé pipoqueiro da esquina, será que alguém ia ver alguma maldade em mandar ele pra fila do SUS?

Aproveitou-se de um momento de delicado de uma pessoa que deixou o governo com mais de 80% de aprovação para se fazer uma campanha de salvação da nossa Saúde, que deveria virar caso de polícia. Nada mais. É como se Lula fosse o garoto propaganda de uma campanha pela melhoria do atendimento de quem não tem plano de saúde e de quem faz parte do tal povo por quem Lula disse sempre lutar. Ninguém está querendo que Lula morra. Estamos todos torcendo pelo sucesso do tratamento, mas e se...

E se Lula tivesse que ser tratado no SUS? Aí entraria outra questão: Será que Lula mesmo sendo tratado no SUS teria o mesmo tratamento que o Seu Zé pipoqueiro da esquina? Ou Lula seria prioridade por ser ex-presidente e por seu o Lula?

A revolta de quem não gostou da campanha é a mesma revolta de quem depende do SUS, pois se o SUS não é lugar pro Lula se tratar, por que é para os outros?

Salvem a saúde!



quarta-feira, 30 de março de 2011

Um cancêr chamado Jair Bolsonaro!®

É triste, muito triste de ver que além de toda a lama que somos obrigados a engolir praticamente todos os dias resultado dos inúmeros escândalos que viraram moda em Brasília, nos é oferecidas palavras que infringem, ferem, e que são cortantes vindas de um deputado de um partido que tem progresso no nome, mas que tem ao mesmo tempo em seus quadros pelo menos uma pessoa retrógrada que atende pelo nome de Jair Bolsonaro, e que curiosamente tem também Messias no nome. 

Mas com certeza só no nome e nada perto do que esse nome representa para judeus e cristãos. 

Não cola e não rola falar que o nem tão nobre deputado não entendeu o que lhe foi perguntado. Não seria vergonha nenhuma pedir para repetir a pergunta. A questão é que Jair envergonhou o Brasil. A Casa onde ele trabalha deveria se manifestar e rápido. 

Um deputado que se preze não pode em hipótese nenhuma falar o que ele falou. Ele emporcalha mais ainda a classe que já não anda muito bem na fita. Nem que o usem como exemplo, mas alguma coisa tem que ser feita. Isso não é um simples (que já não é simples) desvio de dinheiro, da verba que era para a merenda das crianças, ou para construir mais um hospital ou asfaltar uma rua. Isso é mais muito mais grave. E é assim que surgem novos ditadores e monstros que a história sempre tenta lembrar para que jamais aconteça novamente.

Estamos em 2011 e já foi mais do que provado que homossexuais, negros, gays, lésbicas, judeus, pardos, índios, e quem mais for e o mais for todos têm o seu valor e não são diferentes de ninguém. Todos respiram o mesmo ar, comem da mesma comida, riem, choram, casam, ficam tristes, adoecem, morrem, e mais que isso podem ser o que eles quiserem ser. Potêncial não faltará a nenhum deles.

Talvez o deputado esteja precisando de tratamento, se bem que tratamento para curar o preconceito infelizmente ainda não foi inventado, mas poderiam começar pelo menos a reeducação de Jair, que poderia ser simples, mas dolorosa para ele e para o bolso dele: expulsá-lo do partido e da Casa onde ele trabalha. Isso seria o mínimo.

Eu sinceramente sinto vergonha de ter na Câmara dos Deputados "uma coisa" assim e que ainda infelizmente é uma representante do povo.

Não podemos nos calar diante disso. Se ele é uma formiguinha apenas que se mate a formiga, se bem que nesse caso ele está mais para pulga do que outra coisa.  

Se bem que eu iria além e o consideraria um cancêr que tem que ser eliminado. Do jeito que for.

Sei que ele não é o único o que digo infelizmente, mas que ele seja o sacrificado. Que ele sirva de exemplo de punição. Não me importo de ser o algoz dessa história.

Não temos que pensar, ponderar, temos que puní-lo. Que façam descer a guilhotina.

Fui, mas eu volto!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Desconforto "made in Brasília"!®

Pois, então, veja como são as coisas. Está tudo muito claro. Diria até cristalino. E depois vem uns e outros dizer que nós não os entendemos. Ele já foi decifrado e só não vê quem não quer. Essas pessoas que nos criticam, assumem uma cegueira não literal, mas de forma decisiva e real para eles, onde tudo que ele faz é bonito, tudo o que ele diz é verdadeiro, tudo o que ele pensa é digno de um grande pensador. Antes, porém, digo que já fiz análise e sei que a inveja é aquilo que já se sabe.


E aqui não se trata nem de inveja, mas de fazer o que seria coerente. E fazer o que se espera de um ex-chefe de Estado que é até considerado (volto a dizer), por uns e outros, o melhor de todos os tempos aqui no Brasil e que inclusive ganhou o adjetivo de “o cara” de quem é e mostrou ser o verdadeiro “o cara”.



Lula pisou feio na bola, o que nem é novidade. Do alto de seu pedestal e de seus sapatos de salto alto, Lula fez birra e simplesmente não foi ao almoço de boas-vindas ao presidente Obama, segundo dizem por não ter sido convidado por Dilma e sim pelo Itamaraty. Como se o Itamaraty fosse o lobo mau que iria comer Lula para fazer mingau. Certamente, a assessoria de Lula logo trabalhou para tentar achar uma desculpa, e entre várias opções, como uma leve indisposição, teve que doar sangue, está de dieta, arrancou o siso, escolheu-se o básico: incompatibilidade de agendas.

Um almoço que teve seus 350 convites disputadíssimos, viu-se FHC, Sarney, Itamar e até o Collor (que é o Collor) lado a lado. Mas não teve Lula. Não que eu tenha sentido sua falta, falta nem faz, nem fez, mas ele tinha obrigação de ter ido. Já a turma do “vou falar mesmo” diz que Lula preferiu um churrasco em São Bernardo do Campo. Onde dizem também se empanturrou de Cupim e coração de galinha.

Corações e galinhas à parte, a verdade é que Lula, por causa de seu ego de se achar um popstar e de continuar se achando o tal, iria se sentir menosprezado por nem ser a atração do almoço e pelos holofotes estarem hoje direcionados para Dilma, sua candidata e pupila. Mas Lula ainda não está sabendo lidar com tudo isso. A presidência tem feito falta e vem fazendo Lula sofrer. Ah, coitado!

Será que alguém já disse que ele deveria se tratar? Deitar no divã de um psicólogo não é vergonha nenhuma. Faz até bem para a pele, sem dizer, é claro, para a pessoa. Para a alma. Para a vida.


E vida que segue. Mas que a situação causou um pequeno mal-estar, isso não tenha dúvida.

Só que de uma coisa eu não tenho dúvida: um deputado deveria dar o exemplo em todos os sentidos. Seja na forma de tratar as questões para as quais ele foi eleito, seja na ética, seja nas palavras e atos. Só que o que vemos por aí – e isso vem de anos – são deputados, senadores, políticos em geral fazerem justamente o que todos nós abominamos. Uns que votam nas mesmas pessoas a cada nova eleição.


Só que quando esse ato passa a ser algo mais perigoso como foi uma fala do deputado Júlio Campos (DEM-MT) numa reunião de bancada do partido na Câmara, algo deveria ser feito com urgência. Não se poderia deixar a coisa passar incólume. O (não) tão nobre deputado, ao criticar a eficácia do foro privilegiado destinado às autoridades no país e defender a manutenção de prisão especial para autoridades, referiu-se ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, como “moreno escuro”, por ter esquecido seu nome. Isso é inadmissível independentemente da pessoa ser o que for. Mas vindo de um deputado, isso se torna pior ainda. Num mundo já cheio de preconceitos, onde muitos sofrem, não podemos permitir que ninguém use qualquer expressão para substituir um nome. O nome é a identidade da pessoa, é sua marca registrada. Cor, credo, religião nunca foram marca registrada de ninguém. É assim que nascem grandes ditadores que já fizeram horrores com a humanidade. É assim que cresce o ódio, e o preconceito.


É assim que vamos evoluindo para a involução do ser humano.


Salvem as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambiente fechado.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval em Brasília!®

Enquanto o bicho está pegando no mundo árabe, o carnaval chega e pede passagem por esses lados de cá. E talvez as serpentinas e confetes tenham deixado à visão de muitos turva ou quem sabe tenham deixado várias pessoas cegas. Mesmo que momentaneamente.

Como não ficar com a cabeleira que não é do Zezé em pé vendo incólumes pessoas que deveriam ter um carimbo na cara de ‘persona non grata’, como por exemplo, João Paulo Cunha, mensaleiro de carteirinha – pelo menos é réu no escândalo, porém não confesso – presidindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado mais votado do país, Tiririca como integrante da Comissão de Educação da Câmara? Fora Almeida Lima, o Almeidão, somente para os íntimos que é da tropa de choque de Renan Calheiros que será presidente da Comissão de Reforma Política na Câmara, Paulo Maluf que é procurado pela Interpol que irá integrar uma comissão que tratará dos fichas-sujas, fidelidade partidária. Estamos bem servidos.

E enquanto isso Lula que já recusou dar uma palestra porque o cachê era baixo, conseguiu que pagassem R$ 200 mil para que ele falasse durante 50 minutos e que boa parte do tempo exaltasse o seu governo. Deve ter sido excitante.

Como deve ter sido também para a equipe econômica ver a taxa de juros subir já pela segunda vez no governo Dilma e atingir os 11,75% para ver se com isso seguram a alta dos preços que já estava fungando no pescoço de todos nós. Tudo aumentou. E aumentou bem. Só o salario mínimo é que não pôde ser aumentado de forma que acompanhasse um pouco a inflação. Para eles que votam por esse aumento isso não é prioridade. Vamos dar um capilé que o povo vai gostar e não vai nem reclamar. Eles são nossos amigos, são guerreiros e vão fazer esse sacrifício como sempre pregou Lula em seu governo. O que é engraçado, pois quando Lula não era Lula, o presidente, qualquer sacrifício pedido pelo governo do momento não era aceito de maneira nenhuma por ele. E aí, a mágica aconteceu e Lula mudou.

E o mais triste é que ninguém viu isso. Poucos viram. E os que viram foram apedrejados por ele e pelos seus milhões de defensores. Pena isso.

E quem não está sentindo tanta pena agora depois do governo ter anunciado cortes e declarar que os concursos públicos em 2011 não aconteceriam, serão 624 felizardos que tiveram cargos comissionados e de confiança aprovados pelo Senado de José Sarney o que vai gerar uma despesa extra de R$ 75,5 milhões. Romero Jucá, relator do projeto diz que esses cargos são fundamentais para a implantação de novas agências do INSS.

E depois ficam falando no lado devasso de Sandy da ex-dupla Sandy e Júnior, que virou garota-propaganda da Devassa.

Quem tem um lado devasso... Deixa prá lá!!!

Fui, mas eu volto!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Eu prometo...®

Oi, como vai você? Pois é, nunca fiquei tanto tempo sem escrever no blog. E por esse motivo que venho humildemente pedir desculpas por ter tirado férias sem mesmo ter direito a elas. Ainda nem completei 1 ano de blog...

Por favor não me processem! Processem o Lula, e o Congresso, e o Senado, pelo vergonhoso aumento dado ao mínimo. Talvez seja por isso mesmo que chamam de mínimo. Convenhamos, foi ridículo. Cruel. É até maquiavélico. A discussão em torno do aumento se arrastava, ninguém se entendia. O que puxava daqui tinha outro exercendo a mesma força e com mesma intensidade do outro lado. Isso é física. A coisa então não andava. Diferentemente do aumento que eles mesmos se deram. Alí não teve nada. Foi "pá- pum". Sem contas, sem acordos. Sem choro. Nem vela. Afinal eles devem merecer mais que o povo que os colocou lá dentro.

E esse mesmo povo não fica indignado. Quem ficou um pouco foi o próprio Lula que brincou (e se foi mesmo brincadeira de muito mau gosto) ele estava 'tiririca' da vida porque esse aumento era somente para o próximo presidente. Ah coitadinho dele! Mas Tiririca não ficou 'tiririca' ficou rindo à toa e ainda disse que chegava em boa hora.

A hora de despertar já passou. A eleição passou. A até a uva passa.

Só eu não vou passar mais tanto tempo sem dar o ar da graça por aqui. Isso aqui é minha terapia. O meu divã é meu teclado. Saio renovado a cada ponto final. Mas sempre pronto para o próximo capítulo.

Fui, mas eu volto. MESMO!!!!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tá com pena? Leva pra casa!®

Em um de seus últimos discursos, ele, sempre ele, Lula, ironizou como sempre, e dessa vez brincou dizendo que não seria beneficiado com o aumento que o Congresso deu a deputados, ministros e para o presidente. Talvez com pena do ex-metalúrgico  que virou ex-presidente, o pessoal do PT resolveu fazer uma vaquinha e dar a Lula um salário de R$ 13 mil como presidente de honra. E mesmo de férias Lula já embolsou seu primeiro salário pago pelo PT. E isso fora os R$ 9 mil de aposentadoria.  

Mas vem cá! Chega mais pertinho que não posso falar alto. Essa história de Lula estar de férias, não estou entendendo. Ele não sempre esteve de férias? Serão férias das férias?  E o que faz um presidente de honra? E uma outra coisa ainda, quem é o louco que acha que uma palestra dele vale R$ 200 mil? Só ele. Isso deveria ser tabelado e pagar impostos.

E falando em impostos, nos foi imposto aturar Sarney por mais quatro anos. Como pode isso? Que eu saiba o Egito não é aqui! E ele do alto de seu sarcófago disse na maior cara de pau, ou seria, na maior cara de múmia, que é um exemplo de ética. Uau! Achando que tinha voltando no tempo das múmias, fui correndo pegar meu dicionário para ler a definição de ética. E conclui que ou eu ou ele lemos a definição errada.

E alguém tem que avisar ao Sarney que não precisa ficar na presidência do Senado por ‘sacrifício pessoal’. Nós todos te amamos. Pega seu banquinho, saia de mansinho, volte pra suas terras lá no Maranhão, leia um livro. E esquece a gente. Já deu, né? Será que é falta de opção colocar Sarney no trono? Ninguém mais tem coragem de encarar o Senado?

O que não pode, é colocar um discípulo de Severino Cavalcanti como novo xerife da Câmara dos Deputados. Dudu da Fonte, que só chama Severino, aquele mesmo, de padrinho, assume o cargo de corregedor. Não é nada, não é nada, pode ser a continuação de muita coisa errada. Fico com medo de Dudu não querer deixar a Fonte secar. E aí já viu. Eu não queria arriscar de ver.

Mas enfim...

Enfim sós. Só se for em sonho, pois fica provado que aqui tudo é festa, que ninguém está preocupado com a imagem da Câmara. Aliás, com nada. Pois aquele deputado que disse na maior cara de pau que ‘se lixa’ para a opinião pública, Sérgio Moraes, ocupará cargo na Mesa Diretora. Ele foi eleito suplente e poderá fazer parte de todas as reuniões decisórias da Casa e substituirá o 4º secretário, responsável pelos apartamentos funcionais. E ele recebeu mais votos que os conquistados pelo presidente da Câmara, Marco Maia. Alguém explica isso?

Se não consegue, pelo menos dá para explicar porque a mudança de Lula ficou 22% mais cara? Será que ele não conseguiu nenhum apadrinhamento para fazer isso de grátis? Teve até caminhão refrigerado para levar a adega de vinhos de Lula. Foram ao todo 11 caminhões. Agora aonde ele vai colocar tanta tralha? No apartamento dele? Ainda mais agora que ele já engordou 1,5kg desde que deixou o governo. Ou já vão começar a fazer um museu para ele?

E já que estou procurando alguém que explique alguma coisa, será que alguma alma caridosa arrisca explicar porque Lula volta à política com recepção de estrela? O que vai fazer Lula no Fórum Social Mundial no Senegal? Será o mesmo que fez com aqui no Brasil?

E será que alguém também explicaria porque São Bernardo do Campo virou exemplo de um canteiro de obras de Lula? Administrada por ex-ministro e amigo de Lula, São Bernardo recebeu R$ 44,4 milhões em investimentos. E todo o resto? Só restou mesmo os restos de investimentos.

E falando em investimentos, alguém arrisca me dizer por que aqui no Rio de Janeiro, apenas 3,8% das ações do PAC foram concluídas? Na Região Metropolitana e Baixada vários projetos estão inacabados: saneamento, pavimentação e drenagem. Fora outros.

Lula se foi. Algumas dessas questões talvez Dilma possa responder em parte, em sua totalidade, ou pode não responder.

E tudo isso é triste, pois Lula arrotava para falar do filho dele: O PAC.

Mas, Lula agora está preocupado com outras coisas. E nós...

Fui, mas eu volto!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Lição de Casa!®

A tragédia que marca esse começo de novo ano será inesquecível para milhares de pessoas. E da pior maneira que uma lembrança pode ser: dolorida, cruel, avassaladora. Entre mortos, feridos e desabrigados fica a pergunta, a indagação, a resignação, a incompreensão, a perplexidade.
Culpa? Descaso? Incompetência? Inércia?
De tudo temos um pouco. A hora é de união de quem está de pé, e mesmo de quem perdeu muito, quase tudo ou tudo vemos que solidariedade é algo que não falta. Chega a transbordar.
Somos milhares querendo ajudar outros milhares. As histórias vão surgindo, vão sendo contadas. Lágrimas vão caindo.
E nessa hora eu fico me perguntando e agora José? E agora Pedro? E agora você?
Todas as tragédias trazem consigo sempre a promessa que dessa vez se aprendeu a lição, que amanhã tudo vai ser diferente. Ledo engano. E põe ledo, e põe engano nisso. Pode ser a lição de que é necessário se mudar o código penal, de que é necessário se punir com maior rigor quando uma filha nossa é morta por bandidos na entrada do Metrô ou se nosso filho é arrastado por metros numa tentativa de assalto. As duas vítimas que disseram serviriam de lição não foram suficientes para que uma evitasse a outra. Nesse quesito nada mudou.
Ano passado aqui mesmo no Rio de Janeiro tivemos uma tragédia onde pessoas morreram por estarem morando em área de risco, outras centenas ficaram desabrigadas, a cidade parou, ilhada, alagada e desde então se passaram oito meses e a lição foi? Nenhuma. Ou quase nenhuma. Pensaram que deveriam retirar moradores em áreas de risco. Mas até aí tudo bem! Pensar não move montanhas. E as pessoas não foram movidas, não mudaram. Continuam lá, até que a próxima chuva faça o serviço sujo que poderiam fazer de forma limpa. Isso nos faz concluir que a lição foi zero. O Estado foi reprovado. E ainda além de tudo, existem pessoas que estão até hoje esperando ajuda, o aluguel social. Mas isso não é particular do Rio de Janeiro. Em Alagoas isso também acontece.
Recentemente foi comprado um equipamento caríssimo e que serviria de alerta para evitar certas tragédias e isso adiantou alguma coisa? Foi dado até um alerta, mas a informação não seguiu viagem. E ai...
Como explicar para uma criança isso tudo? Como dizer para ela que seus pais morreram, sua casa acabou e sua família agora é ela e mais ninguém!
O Estado, o governo falhou feio em não fazer nada. Foi incompetente e muito mais coisas que não daria para dizer aqui e agora.
Esse papo de que é complicado, pois não se tem onde colocar esse povo todo que vem para as encostas dos morros porque é mais perto do trabalho, o transporte é mais fácil, onde tudo é mais “fácil”, não cola.  Eles não podem alegar falta de dinheiro. Para muitas coisas eles arrumam o dinheiro que for. Com quem for. A hora que for. Por que então para salvar vidas eles não fazem então esse “milagre”?
Quer dizer que para sediar uma Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos, aumentar os salários deles próprios, o dinheiro brota como se desse sabe-se lá de onde. Num passe de mágica.
Se for dinheiro também para pagar a aposentadoria de ex-governadores precocemente o dinheiro jorra e aparece. Mesmo que o Superior Tribunal Federal (STF) diga não, não. Os ex´s dizem sim, sim e sorriem para a foto. Lindo isso.
Dilma sobrevoou a tragédia. O governador também. Todos “fizeram sua parte” e sua aparição. Mas e aí? Será que dessa vez vai? Eu não acredito. Nem um pouco. 
Com isso tudo fica a pergunta: Estamos preparados para receber o mundo aqui? Óbvio que não. Se não estamos preparados nem para cuidar de quem já mora aqui, imagina cuidar de quem quer vir para cá!
Se fosse possível escrever sobre como a tristeza tomou conta de mim, de como a lágrima se apoderou de meu peito, eu juro, escreveria. Mas isso é complicado até para quem arrisca a escrever um pouco de poesia como eu.
Hoje me sinto órfão de palavras que denotem palavras que possam realmente expressar a dor de ver a dor de quem tem amanhã que levantar sacudir a poeira e a lama e recomeçar tudo de novo.
Hoje queria terminar de forma diferente meu texto. Primeiro agradecendo a todos que tem doado seu tempo e ajudado como podem e segundo dizendo que não devemos nunca esquecer a palavra SOLIDARIEDADE.
texto publicado em minha coluna Grita Brasil em 20.01.2011

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pode ser?®

Ano novo! Feliz 2011! Somos guerreiros sobreviventes. Ufa, o pior já passou! Que é justamente o primeiro dia útil para alguns do difícil recomeço. E não é porque o Lula tá de chinelos, comendo pastel, lendo jornal – pasmem! – e vendo televisão – podem pasmar! É de pasmar – que vou reservar um lugar no sofá da sala para assistir ao Big Brother Brasil 11 comendo batatinhas fritas. Um, dois, três.
Ia contar até dez para não explodir de vez, depois de ver a foto do ministro do Turismo, Pedro “Taradão” Novais, assumir mesmo o cargo. Alguém viajou nessa história. Mas a cúpula do PMDB, já armou um esquema e escoltou o ministro para que não houvesse nenhuma ‘piriguete’ querendo repetir o programa.  A escolta contava com nada mais nada menos que o homem incomum, José Sarney, e também com sua filha, Roseana Sarney (Meda!) e de quebra ainda com Michel Temer.
E é de temer o que nos espera, depois da grande surpresa e piada contada por Novais quando anunciou um esforço concentrado de 120 dias – porque 120 dias? – que inclui o fim da farra de recursos do ministério para festas e folguedos. Mas será que motel vai ainda poder?  Também ficou estranho a piadinha que Novais soltou ao abraçar apertado a filha, Cláudia, que usava um vestido tomara que caia (mas não caiu) de cetim preto e que chamou a atenção pelo corpo bem torneado, quando disse que era a namorada dele. Sua esposa com olhar crispado não quis nem comentar a piada nem o episódio envolvendo o maridão na festinha com 15 casais num motel e pago com o meu, o seu, o nosso dinheiro, através da verba indenizatória da Câmara. E chorando, Novais, mandou avisar aos seus inimigos que está bem de saúde e se defendeu dizendo que nunca fez nada de que pudesse se envergonhar.
Então tá!
Mas então...Que coisa feia isso do ministro Mantega dizendo que o governo vai vetar o salário mínimo acima de R$ 540,00. Legal isso né? Alguém explica isso? Por quê? Puurrrrrrrquêeeeeee? Como diria Tim Maia: “É engraçado, às vezes a gente sente, e fica pensando, que está sendo amado (pelo governo), que está amando (o governo), e que encontrou tudo o que a vida podia oferecer, e em cima disso a gente constrói os nossos sonhos, os nossos castelos (tem deputado que já tem o seu) e cria um mundo de encanto onde tudo é belo (até o Lula e agora a Dilma) até que... Me dê motivo, foi jogo sujo, a dor e forte demais para mim. Agora é tarde, não tem mais jeito, o teu defeito (sempre) terá perdão. Já que você quis assim, tudo bem! Podes crer, eu vou sair por ai (e tentar arrumar mais um emprego). Me dê motivo”. É, me dê motivo, para o governo Lula não ter vetado o aumento abusivo dado pelos parlamentares para eles mesmos? Diz aí, Mantega!
Será que isso que nos espera? Arroxo na gente e vida ‘relativamente’ mansa com salários faraônicos para deputados, senadores, ministros e agregados?
Dilma, qual é? Oh, tô de olho! Tenho em meu poder a lista completa de suas promessas de quando você era candidata e tenho gravado suas promessas de você já empossada presidente. Faz isso comigo não. Não votei em você, mas moro aqui. Sou trabalhador. Abre o olho! E não faz isso com quem votou em você. Se bem que essa gente talvez nem ligue muito para certas muitas coisas, pois Lula aprontava muitas e boas e o povo ainda aplaudia. E achavam tudo lindo. Quem acha tudo lindo é Caetano!

Mas comigo não chulé! Já disse, tô de olho!
Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.
E Feliz 2011! Com muita paz, leitura e poesia! ( frase bônus)
texto publicado em minha coluna Grita Brasil em 04.01.2011

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Só por hoje,,,,







Estou em falta com vocês, pelo menos é assim que me sinto. Mas eu volto. Promessa. E não é de político. É minha mesmo!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Vai tomar um café!®



Ufa!! Foi por pouco que não saiu outra coisa. Mas ai certas pessoas iam começar a falar que sou agressivo, desrespeitoso, e por ai vai. E o que é mais engraçado dependendo do ponto de vista, essas mesmas pessoas que provavelmente irão de qualquer forma cair de pau e pedras em cima de minha pessoa com uma intensidade moderada acham que o que esses caras que aumentaram seus salários dessa forma escandalosa não estão sendo em nenhum momento desrespeitosos, nem levianos, nem nada. Afinal são pobres coitados que já ganham pouco e que trabalham que nem burro de carga.

Eu posso dizer que burro... é deixa pra lá.

Essa aumento-esmola que querem dar para o salário mínimo em fevereiro é de dar dó. E é pra dar dó-ré-mi-fá-sol-lá-sí e mais alguma coisa. Caramba, R$ 5,00. Uau!! Com esse dinheiro daria para o trabalhador ter um minuto de rei ao ir para o trabalho. Pelo menos aqui no RJ onde o taxímetro começa em R$ 4,70, o trabalhador iria poder entrar no taxi a caminho do trabalho e saltar na próxima esquina e fazer o restro do trajeto a pé. E isso uma vez por mês. E que fique satisfeito. Ou poderia tomar o tal café do título. É melhor do que tomar um suco que dependendo da fruta nem seria possível.

Quando li essa notícia senti um enjoo que dependendo do remédio esses R$ 5,00 não daria para cobrir e aí então...

Sinceramente não sei como eles tem a coragem de estabelecer esses valores e achar até que já estão fazendo demais da conta. Mas de conta eles não devem ser assim tão eficientes, uma vez que quando eles vão fazer a conta para ver o aumento deles o resultado é sempre positivo e quando vão fazer a conta para ver o que sobra para o aumento do trabalhador a conta fica dando sempre negativa e aí eles não conseguem achar outra fórmula e nem outra calculadora milagrosa que diga que há solução e que a solução seria a de repartir o aumento do salário deles com o aumento do salário de quem os colocou lá. Ou seja você.

Seria bom e isso nunca vou cansar de repetir que você veja bem quem disse sim ao aumento e marque como persona non grata, a não ser que você se contente com um cafezinho a mais de aumento para você em fevereiro. E isso tenho certeza de que eles ainda fizeram mil contas e resolveram que a esmola-aumento seria sem açucar mesmo. E com certeza sem nenhum afeto.

Fui, mas eu volto!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Fui,,,, mas eu volto!!!!



Queridos amigos....

Desculpem-me esses dias em que nada foi escrito aqui.... Não esqueci de vocês, nem perdi a voz....

Eu volto!! E quando voltar volto com carga total, afiado e prometo que no sábado darei uma atualizada no blog!

Como disse....

Fui, mas eu volto!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Poesia Já!®

É entre lágrimas e um sorriso que escrevo esse texto. Que pode levar jeito de poesia. E dependendo de como se olha é a pura poesia. Poesia de criança. De uma criança. De várias crianças. De uma senhora. De duas senhoras. De toda uma população de gente como a gente. De gente que não vivia. Sobrevivia. De gente que se escondia com medo. Todos amedrontados de viver. Com dignidade. Com esperança. Com vontade.

E isso tudo acabou. Acabou dia 28 de novembro de 2010 quando as polícias militar, civil e federal, o BOPE, Fuzileiros Navais da Marinha e soldados da Brigada de Infantaria Praquedista do Exército  se uniram de verdade, quando as forças se juntaram e resolveram dar um basta na governância do tráfico de drogas no Complexo do Alemão. O medo acabou.

E isso me bateu hoje muito mais forte.

Hoje ao assistir uma reportagem na Rede Globo no Esporte Espetacular com o repórter Régis Rösing vi a pura poesia. E poesia sem idade. E me emocionei muito.

Dona Maria José com 81 anos e Dona Conceição com 77 anos que cresceram e envelheceram entre as treze favelas do Complexo do Alemão dizem que o que mais todo mundo quer na vida é a tranquildade, a paz. Que a paz agora está boa. A gente tá vivendo. Falam de oportunidade e união das famílias. Só isso para muitos. Para elas tudo. Tudo o que sempre desejaram, sonharam e rezaram para que um dia pudesse acontecer. E aconteceu. E Dona Conceição ainda repete que da vida só espera isso mesmo: a paz, a tranquilidade, a união das famílias e de todos os moradores. 

E como disse que era sem idade, quem não me deixa mentir é a pequena Alícia, 7 anos, que diz que tem a oportunidade de fazer o que sempre desejou, que ela está muito feliz, que todas estão. Que agora ela pode fazer. Que essa foi a chance. Que o medo não existe. O medo da guerra não existe mais. Que agora elas estão livres. Que agora elas podem andar nas ruas. E nem precisaria de Alícia dizer nada. Seu olhar de esperança, de criança, foi devolvido. Está lá. É possível ouvi-lo. Senti-lo. 

Vendo Alícia cantar e dançar como Byoncé é nítido que o sonho voltou a existir. Agora eles podem usar sem medo a vila olímpica, para praticar o esporte. A dança. A vida.

Mas isso tem que ser somente o começo. Não podemos achar que está tudo resolvido. O nosso trabalho tem que estar somente começando. Temos que ajudar nesse resgaste.

Levando carinho, esporte, esperança, educação, literatura e muita poesia.

2011 está ai! Vamos aproveitar o momento.

O momento é esse. As crianças não só do Complexo do Alemão, mas como de todas as favelas que estão sendo pacificadas estão pedindo isso pelo olhar, pelo sorriso.

Vamos nos juntar e proporcionar isso ao futuro de nosso país. Elas merecem.

Afinal são crianças. Nossas crianças.

Fui, mas eu volto!

sábado, 8 de janeiro de 2011

E enquanto isso...®

Enquanto um dos filhos de Lula diz que vai devolver o passaporte diplomático talvez por pura vergonha, ou sei lá por que motivo, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, diz que são 'ridículas e sem nenhum fundamento' as críticas às férias  que o ex-presidente Lula goza com a família no Forte dos Andradas, no Guarujá, com todas as despesas pagas pelo Exército. O que contraria a lei que não dá esse direito a ex-presidentes. E Jobim que é ministro da Defesa, faz o seu papel de "advogado de defesa" e aparece para defender o que não tem defesa. Ridículo, Nelson Jobim, é isso: o que não é de direito ser dado assim na maior e com nosso dinheiro.

Dinheiro na mão é vendaval...♫♫♫

Enquanto o país tem a maior inflação em 6 anos de governo Lula, onde alimentos aumentaram 10,39% e o vilão do setor de serviços, o motel, foi o que registrou maior alta (13,86%), ainda existe uma guerra para saber qual será o aumento do salário mínimo. Quer dizer, quando (lá vou eu de novo falar disso) o Congresso se reuniu para decidir o aumento de seus próprios salários não teve muito blá, blá, blá, eles sentaram e chegaram a um número razoável para eles e nem precisaram guerrear. O presidente Lula nada falou. O minsitro Mantega nada falou. Ninguém nada falou. Nada. Mas quando entra a questão do reajuste do salário mínimo, isso parece ser matéria que incomoda muita gente. E eles vão levando isso dessa forma, sem se decidirem por nada. Afinal, pra que pressa, o ano tá só começando!

Antes de entrar a musiquinha, será que alguém pode avisar ao ministro do Turismo para mudar a próxima festinha de lugar que o motel tá inflacionado!

Dinheiro na mão é vendaval...♫♫♫

Enquanto prometem mundos e fundos para erradicar a pobreza no país, o TSE esbanja saúde financeira e poderá gastar até R$ 77 milhões com mobília, na obra polêmica que custará pelo menos R$ 448 milhões, mais de três vezes o orçado inicialmente. Qual o sentido disso tudo? Exsite uma lógica na maneira de pensar de quem planeja isso? Aliás, alguém pensa realmente quando faz uma coisa dessas? Nem é preciso falar que se construiriam milhares de casas, se construiriam escolas, hospitais, se daria saneamento básico que atenderiam milhões de pessoas, se faria muita coisa boa com uma graninha dessas na mão.

Mas como sempre dinheiro sobrando na mão dessa gente, só poderia acabar em música mesmo.

E como diria Silvio Santos: "Maestro Zezinho, uma nota (R$), qual é a música?"

Dinheiro na mão é vendaval...É vendaval....♫♫♫

Fui, mas eu volto!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Coisas que não se podem deixar pra depois!®

Uma das primeiras reportagens que vi nesse ano de 2011 me deixou triste, magoado, irritado, indignado, pasmo, constrangido e absurdamente p*to. É p* da vida.

Se tivessem me contado eu até acreditaria, pois aqui em nosso país, os políticos em geral (não todos, é claro) são assim mesmo: só sorrisos quando precisam de nossso voto, quando precisam de nós cabos eleitorais. Ai vale tudo, tapinhas nas costas, beijinhos nas crianças e promessas.

Triste foi ver que ainda existem desabrigados vítimas das chuvas do ano passado que estão agora fazendo aniversário de 1 ano em que ainda esperam por suas casas. Eu me perguntei na hora onde estão os políticos de Alagoas, terra de Collor, que simplesmente devem achar que "aquilo lá" já faz parte da paisagem da cidade. Que tá bom assim. Melhor nem mexer. Que se mexer estraga.

Famílias inteiras vivendo em barracas, sem nenhum saneamento básico, e sem nenhuma dignidade. Será assim que os políticos vão continuar tratando da questão? E o governo federal porque foi e é omisso? Por que não cobrou do governo do estado respostas? E o governo do estado por que fica mudo, surdo e cego?

Na mesma matéria mostrou outras famílias em União dos Palmares também em Alagoas que desde 1988 estão  vivendo num presídio abandonado! E aí não tem como não sentir a dor de ver o descaso, o abandono, o deixa que depois resolvemos isso. Mas isso não tem pressa. Vamos antes resolver nossas vidas, aumentar nossos salários, fazer uma ceia de natal com muita fartura, tomar nosso champanhe na virada do ano e depois se der tempo damos uma pensada. 

Isso é uma vergonha!

Fui, mas eu volto!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Passaporte dos Sonhos!®

Desculpem a demora, mas sabe como é, quem não tem passaporte diplomático tem que entrar na fila da alfândega. E eu como não sou filho do Lula nem bispo da Igreja Universal e amigo do Crivella, não consegui o meu passaporte vermelhinho (isso tem que ser pura coincidência).

Pois é, né? Legal isso.

E tudo isso aconteceu faltando dois dias para Lula se despedir do cargo de presidente. Vai ver isso tudo tem alguma coisa com a numerologia, pois faltando dois dias, o passaporte é dado para dois dos filhos de Lula e para o bispo que é o número dois na hierarquia da Universal.

E o mais incrível é se fez vista grossa e eu já acho que a verdade é que se fechou os olhos mesmo para as 'regras' para a concessão. Tudo foi burlado. Deu-se o jeitinho brasileiro pra coisa acontecer. E aconteceu e nem virou Manchete. Foi manchetinha.

Coisas que nem o Itamaraty explica!

Mas comigo não, tatu!

E além disso, fez-se pedido formal à embaixada americana solicitando um visto para que os dois filhos de Lula - pensei que fosse 2 filhos de Francisco - pudessem realizar uma viagem a Nova York agora em janeiro.

Isso é tão lindo!!!

Assim como é lindo ver Lula passando férias no Guarujá com as despesas pagas pelo fantasminha camarada, pois ninguém fala quem vai pagar. Só se sabe que o ministro assumiu que foi ele quem convidou Lula e família.

Sabe-se porém que Lula gostou tanto de lá quando era presidente, que foram feitas reformas no hotel de trânsito para dar mais conforto e comodidade ao ex-presidente, sua esposa, filhos, noras e netos. Está toda essa galera lá.

Super legal o ministro Nelson Jobim. Estou até pensando em mandar um fax pra ele, e ver se no próximo fim de semana não chover ele me convida. Tudo bem que não sou ex-presidente, mas sou limpinho.

Fui, mas eu volto!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ai que meda!®


Ano novo. Vida nova. Política ??????. Políticos ?????. Xiiiiiiiiiiiiiii!! Babou!

Durou um minuto. Um minuto de sonhos, de suspiros, de ai meu Deus agora vai!, de agora ninguém me segura! Seguuuuuuuuuuuuraaaaa peãooooooooooooo! É ano novo! Tic Tac. Tic. Tac. Tic.

Mas ai puuurque eu fui olhar um jornal do dia 29 de dezembro, hoje dia 3 de janeiro? Meu mundo caiu! Estava lá escrito. Está lá escrito. Ninguém me contou, eu li. Lula disse que nós não vamos nos ver livre dele. Foi então que bateu aquele MEDA!!

Lula se debulhando em lágrimas de crocodilo apesar de ser ele um molusco, mandou avisar que vai continuar a fazer política. Como assim? Segundo ele disse, esses oito anos não foram suficientes para que ele fizesse tudo o que gostaria. Imagina então se desse tempo? Mas tranquiliza seus simpatizantes, adoradores e seguidores - Lula tem twitter? - afirmando que Dilma então completará o serviço. MEDA! (de novo).

E Lula no alto do seu salto alto, disse que vai estar nas ruas deste país, ajudando a resolver os problemas do Brasil. Não é fofo? Meda! (mais uma vez).

E para encerrar de vez esse capítulo e dar uma folga ao molusco ex-presidente, vale registrar que ele disse que se ele deixasse de fazer política isso seria equivalente à morte. Como se deixasse de respirar ou se alimentar. E que então essa possibilidade não existe. Pena né? Por um momento apenas eu pensei... Deixa pra lá. E que então para a alegria de muitos não é a possibilidade de deixar de respirar metaforicamente falando que vai ocorrer.

O que vai ocorrer é ainda um gigantesco ponto de interrogação. Do tamanho do Brasil. Do tamanho da soberba de Lula.

Façam as suas apostas, lembrando que o jogo do bicho é uma atividade não legal. Mas como sempre é festa no apé em Brasília...

E antes que me atirem a segunda pedra, a primeira já devem ter atirado no primeiro parágrafo, estou aqui na torcida para que tudo de certo. Para que as 190 promessas de Dilma pré-candidata sejam cumpridas. E para que as promessas feitas em seu discurso como já presidente do Brasil sejam também cumpridas.

Claro e óbvio ululante, que estarei de olhos e ouvidos bem abertos. Ligados praticamente 24 horas. Não tem tempo ruim. Chova ou faça sol. Seja no Rio, São Paulo ou Brasília. Acre, Roraima ou Amapá.

Estejam onde estiverem, seja no motel como o ministro Pedro Novais esteve para uma sesta paga com verba indenizatória, seja no Aerodilma para uma chegadinha logo ali na esquina, eu estarei atento. Prometo não pouparei ninguém. Nem Gilberto Carvalho que é o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência e que declarou que morreria por Lula. (Isso é fofo!) E que disse ainda que contará todas as verdades para Dilma. E muito menos Palocci que promete que a Casa Civil será transparente e que ele é só um do time. Isso é o que vamos ver.

Aliás, vai ver quem quiser ver, pois muita coisa aconteceu e muitos acharam tudo muito fofo, muito lindinho e que nem era tão grave assim.

E isso é grave pra caramba!

Fui, mas eu volto!